01 maio 2017
O outono é uma ótima época para realizar mudanças e reformas em geral, mas normalmente isso significa gastar grandes quantidades de dinheiro. Aqui vão dicas para melhorias rápidas, fáceis e de baixo custo para mudar ou reformar a casa.


Pintura

É a escolha óbvia para fazer uma mudança rápida e barata. E nós reafirmamos esse conselho: aprenda uma técnica de pintura e você vai poupar muito dinheiro. Mas antes, pinte uma parte para ter uma mostra de como a luz vai se refletir naquele ambiente. Por mais que você escolha cores legais que viu em um catálogo ou em fotos da internet, cada ambiente tem sua própria iluminação e isso faz muita diferença para as cores.


Luz, muita luz

Uma iluminação mal planejada pode estragar todo o ambiente. Para evitar gastos demasiados procure em lojas de segunda mão. Ou você pode comprar luminárias vintage também – elas andam em voga hoje em dia e tem vários modelos legais em decoração de casamento que podem te inspirar. A regra geral é evitar iluminação central. Abajures nos quartos já fazem um bom trabalho. Se quiser algo mais elaborado, use lanternas LED para iluminar os cantos da sala, uma mesa ou prateleiras (além de econômicas, luzes LED são mais baratas).


Use, ocupe o espaço que você tem

Tirar os móveis do chão pode ser a melhor coisa para renovar o visual de um ambiente e ajudar a combater o excesso de coisas que da um ar bagunçado para o cômodo. Eu sempre sugiro verticalizar tudo quanto possível na sala de estar para ampliar o espaço já que é um ambiente que costumamos usar com frequência. Prateleiras, persianas, acessórios e um rack de painel já estão de bom tamanho.



Mudando a perspectiva

Espelhos acrescentam calor e profundidade a um espaço, especialmente locais pequenos. Quanto mais luz o espelho refletir, maior será o efeito de amplitude. Por isso é legal posicioná-lo perto de janelas e assim aproveitar a luz natural. Sofisticado ou não, espelhos são ótimos para renovar qualquer ambiente.


Dê um toque pessoal

Procure peças de arte com artistas locais, como fotógrafos ou pintores de início de carreira. Isso ajuda a economizar. Mas se quiser ir além, faça sua própria arte. Você pode imprimir suas fotos do instagram. Outra opção é usar letras japonesas como artworks tem se torando outra tendência da decoração, você pode fazê-las como stencil para criar um ar mais artístico.


Segurança

Essa dica é para quem procura uma nova casa, se atente a segurança quando estiver procurando uma casa nova, procure locais bem iluminados, com portões de elevação, que são mais seguros caso chegue em casa à noite, caso tenha recursos opte por um sistema de câmeras, ou segurança privada, se atente a essa dica, realmente vale a pena investir nisso.

- Lembre-se Faça Você Mesma (DIY) é a melhor maneira de economizar dinheiro.


  • Bia Gonzalez: carioca, arquiteta, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino.







20 comentários

Marcadores: , ,

20 comentários:

  1. Amei as dicas. Vira e mexe eu mudo a perspectiva do meu quarto, isso traz uma mudança imensa. Dá sim pra fazer umas coisas bem legais na decoração sem gastar uma fortuna. Amei o post!

    ResponderExcluir
  2. Me mudei pra um apê novo esse ano e a hora de pintar foi a maior dúvida. Porque as cores sempre parecem de um jeito na loja, de outro no balde e de outro jeito na parede de casa depois de seca. Mas no fim deu tudo certo. Agora estou querendo usar mais espelhos aqui, veremos o que posso fazer :)

    ResponderExcluir
  3. Tô enlouquecida...amo decoração e suas ideias e fotos estão show. Adorei o espelho e a luminária...quero muito mudar o visual da minha casa mas com filho pequeno tá meio complicado. Mas acho que dá pra fazer pequenos reparos... obrigada pelas dicas e pelo post ..bju

    ResponderExcluir
  4. Um dos meus assuntos favoritos! Decoração, sou a louca da decoração!!! Hahaha, amei suas dicas, amei tudo!!! Seu blog tá lindo, sucesso! ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  5. Realmente deve haver cuidado com a iluminação e pintura, muitas vezes o que na nossa cabeça deveria ficar bom fica um pesadelo. E DIY é uma das melhores formas de economizar e ajudar o planeta. 😍

    ResponderExcluir
  6. Eu sou dessas que ama decoração, adoro mudar, mas sempre gastando pouco, então sempre dou uma garimpada em posts como o seu para ficar por dentro de dicas para conseguir isso :)
    Adorei as ideias para home, ficaram bem interessantes além de conseguirmos aproveitar o espaço para outras coisas, também sou adepta de mudar a pintura pq acho que é algo rápido e que muda radicalmente o ambiente :)

    ResponderExcluir
  7. Eu sou apaixonada por espelhos... sério! O meu apartamento é cheio deles e se eu pudesse os colocaria mais! Já com o DIY confesso que há muita coisa ainda pra aprender... vejo vídeos incríveis mas preciso de tempo para coloca los em pratica. Realmente é a melhor forma de economizar

    ResponderExcluir
  8. As decorações são bem simples, mas dão aquele toque especial ao lugar. Com pouco da para ter aquele cantinho arrumado e com a nossa cara. Amei os pontos ue você escolheu para fala no post.

    ResponderExcluir
  9. Primeiro: Adorei o layout do seu blog. E de todas as decorações, com certeza as azuis me deixaram mais apaixonada. Azul é uma cor que trás muita calma quando usada do jeito certo <3

    ResponderExcluir
  10. Amei tudo tanto seu blog 😍😍😍 quanto a matéria meu Deus que lindos em breve vou me mudar e já tenho na onde me inspirar ❤😍 tudo tao lindo e aconchegante

    ResponderExcluir
  11. Parabéns ,eu amei todas as dicas .. com certeza irei seguidas , em questão de decoração aqui em casa ainda deixo a desejar �� muito obrigada, o blog é lindíssimo

    ResponderExcluir
  12. Olá! Primeiramente amei o seu blog! Uma coisa que eu amo é decoração, e assim eu sempre fico inovando o meu quarto! Quando chegar o inverno, faça um post sobre ele!
    Bjs | http://my1life2in3books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, principalmente a dica do espelho, não imaginava que ele daria essa impressão de amplitude. Vou acrescentar espelhos por todos os cantos da casa

    ResponderExcluir
  14. Nossa, pelo incrível que pareça eu costumo utilizar bastante coisa do que você escreveu ai. A pouco tempo decorei meu quarto e utilizei várias dessas técnicas que vc disse. Super dica! Principalmente a parte da iluminação e espelho. Não tem coisa melhor que um quarto bem iluminado! Aqui no meu só falta um espelhão pra ficar MARA haha

    ResponderExcluir
  15. Amei as dicas de decoração, eu sempre tive dificuldade com criatividade para isso. Amo decoração que envolve cores neutras entre si e madeira. Parabéns <3

    ResponderExcluir
  16. Gostei das dicas! Estou querendo meio que reformar meu quarto, decorar ele, e estas dicas com certeza serão úteis! Quero muito trazer algo especial e único, com um pedaço de mim nas decorações, então nada melhor que diy, Não é mesmo?! Amei as dicas, principalmente a dos espelhos que vou aderir com toda força!

    ResponderExcluir
  17. Ameii muito as dicas, eu sempre tento mudar algumas coisas no meu quarto, consegui personaliza-lo e decorado sem gastar muito, então sou tbm a prova de que é possível fazer coisas fáceis mas que dá um ar super diferente na casa.
    Bjss <3

    www.lekamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Amei demais sse post! Há algumas semanas estou tentando achar dicas de onde começar a montar meu cantinho e esse post me ajudou demais! Não saboa dessa dica das cores! Parabéns pelo post, está maravilhoso! (Thally Alvarenga)

    ResponderExcluir
  19. Amo pisca-pisca, ele da um visual tão lindo para o ambiente, pensava que só era usado em época de natal, mas estava errada.Amei as inspirações dos quartos. (Jhenny Alves)

    ResponderExcluir
  20. Eu super amo essas portas que está na foto inicial de verdade é muito amor, e quanto a decoração eu amo inventar coisa e sempre que posso estou adquirindo um item de decoração novo e diferente e pagando pouquinho o que é melhor, adorei as dicas. Um beijo!

    Ventos de Maio

    ResponderExcluir